sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Seriema "a voz do Cerrado"

Oh, seriema de Mato Grosso teu canto triste me faz lembrar
Daqueles tempos que eu viajava, tenho saudade do teu cantar
Maracajú, Ponta Porã, quero voltar ao meu Tupã
Rever os campos que eu conheci, oh seriema eu quero ouvir
(Trecho da canção Seriema de autoria de Nhô Pai e Mario Zan)

A seriema é uma ave gruiform da família Cariamidae. Conhecida também como Sariema (Ceará) e Seriema-de-pé-vermelho. O nome Seriema deriva das palavras em tupi “çaria” (= crista) + “am” (= levantada). (wikiaves.com.br)

Ave típica dos cerrados do Brasil, a siriema possui porte imponente e cauda longa. Sua plumagem é cinza-amarelada, com finas riscas escuras: abdomên um pouco mais claro, bico e pernas vermelhos. Tem a crista formada por um tufo de penas longas, com cerca de 12 cm. É uma das poucas aves que possuem pestanas. Atinge uma altura média de 70 cm, podendo chegar a 90 cm de comprimento e pesar até 1,4 kg.
Alimentação: vermes, roedores, insetos e pequenos répteis, incluindo lagartos e cobras, fazem parte de sua dieta.
Biologia e comportamento social: durante o dia, casais ou pequenos bandos procuram alimentos no chão. À noite dormem empoleirados em galhos baixos.
Reprodução: o casal usa gravetos para construir ninhos em árvores, onde põem dois ovos brancos, levemente rosados e pintados de castanho. O casal se reveza no choco. Após 26 dias os ovos eclodem mas os pais costumam criar apenas um dos filhotes que fica cerca de duas semanas no ninho, onde é alimentado. Habitam campos e cerrados.
Fonte parcial: Guia Ilustrado de Animais do Cerrado de Minas Gerais. 2.° edição. CEMIG. Editare Editora.2003.

Classe: Aves 
Ordem: Gruiformes
Família: Cariamidae
Nome científico: Cariama cristata Nome vulgar: Siriema

Nenhum comentário:

Postar um comentário